11/8/2020

Entenda o que é recuperação de crédito

Indo direto ao ponto, o processo de recuperação de crédito é feito por empresas especializadas em conseguir o pagamento de dívidas, como a Funchal. Essas empresas podem ser contratadas por instituições financeiras para fazer a cobrança da pendência, por exemplo.

Nesse texto vamos abordar mais a fundo esse assunto, te explicando como funciona esse formato de trabalho.

O que é recuperação de crédito e como funciona?

Muitas das empresas que trabalham com recuperação de crédito adquirem (compram) as dívidas que pertencem a bancos ou outros tipos de instituições financeiras e de crédito. Com a dívida em posse da empresa, passa a ser trabalhado a recuperação do crédito devido. 

Vale ressaltar que, em grande parte dos casos de inadimplência, o cliente já recebeu o produto ou o serviço oferecido. Desse modo, o ponto de equilíbrio do fluxo de caixa já foi atingido, e não receber tende a gerar prejuízos.

o que é recuperação de credito e como funciona - funchal cobranças

Qual a diferença entre cobrança e recuperação de crédito?

A diferença fica por conta da abordagem que a empresa tem com o devedor, e o tipo de dívida a ser negociado, geralmente se tratam de dívidas mais antigas. Mas em ambos os casos, as empresas entram em contato por mensagem, e-mail ou por ligações.

Quando se trata de uma cobrança de pagamento, a empresa tem como objetivo apenas fazer com que aquela pendência seja paga, que pode estar negativada ou não.

Agora falando da recuperação de crédito, as empresas têm a preocupação de oferecer alternativas que possam ser uma oportunidade para negociar o valor e quitar a dívida. Nesses casos, o tipo de dívida é negativada, essas empresas não trabalham com caso de contas em atraso.

A recuperação de crédito é mais avançada, feita em períodos após o início da inadimplência, onde a chance de recebimento (por meio da cobrança) é muito menor.

A recuperação também consegue ir mais a fundo na cobrança ao devedor. Na forma judicial, o crédito é cobrado com intermédio do poder judiciário, enquanto que na forma extrajudicial, ainda são feitas negociações com o devedor.


Agora que entendeu o que é recuperação de crédito e como funciona, entre em contato com nosso time e terceirize essa etapa na sua empresa!